sexta-feira, 24 de junho de 2011

Do Sertanejo Raiz ao Folk Rock - Entrevista com Victor & Leo

O amor é tema frequente nas canções de Victor & Leo. A dupla, apesar de reconhecida como sertaneja, também interpreta o sentimento em outras gêneros, como o folk rock. E esse experimentalismo se tornou um dos fatores de sucesso desses irmãos mineiros, que ocupam as paradas de sucesso nos últimos cinco anos.
Naturais de Ponte Nova, Vitor Chaves Zapalá Pimentel, de 36 anos, e Leonardo Chaves Zapalá Pimentel, 34, foram criados em Abra Campo, também em Minas Gerais.
Eles começaram a carreira em 1992. Os primeiros shows foram na própria Abre Campo. Depois, se aventuraram em casas noturnas de Belo Horizonte e São Paulo. O reconhecimento demorou a chegar. Veio em 2006, com o CD “Victor & Leo ao Vivo”, lançado sem gravadora.
Hoje, já são oito CDs, dois DVDs ao vivo e dois DVDs documentários. Muitos prêmios conquistados, alguns temas de novela e dezenas de sucessos. Alguns? “Fada”, “Amigo Apaixonado”, “Fotos”, “Sinto Falta de Você”, “Borboletas”, “Deus e Eu no Sertão”, Nada Normal”, “Água de Oceano” e “Boa Sorte Pra Você”.
Victor & Leo não são apenas cantores. Também compõem (especialmente o Victor) e fazem a produção e os arranjos dos próprios shows. Chegaram a estudar canto erudito e até utilizam a técnica vez ou outra. Atualmente, representam a renovação da música sertaneja.
A dupla é tão diferenciada que, em 2009, foi a primeira a participar do tradicional festival de rock “Planeta Atlântida”, que acontece em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Os artistas estiveram em Bálsamo em 2007, também na Festa do Peão, ainda como promessas, mas já seguidos por milhares de fãs. Voltam agora, quatro anos depois, como as principais estrelas do evento. Eles fazem show no dia 24 de junho (sexta-feira). A entrevista abaixo foi concedida por e-mail ao Clube de Rodeio Tradições, organizador do Rodeio de Bálsamo.

Clube de Rodeio – Vocês estiveram em Bálsamo em junho de 2007, na primeira vez que se apresentaram no Noroeste Paulista. Naquela oportunidade, embalados por sucessos como “Fada” e “Amigo Apaixonado”, entre outros, reuniram um público de 20 mil pessoas em uma cidade que possui apenas 8 mil moradores. O que mudou nesses últimos quatro anos?

Victor – A cada ano muda muita coisa. Desde a renovação de repertório através de novos trabalhos, o cenário e os shows relativos a cada turnê. E é claro, nossa experiência que vai sempre aumentando. Nesta nova turnê de 2011 nos sentimos mais maduros e plenos, tanto no palco quanto em nossas vidas pessoais.

Clube de Rodeio –
Em meio a tantas músicas que conquistaram o Brasil, é possível escolher três que resumam o talento de Victor & Leo?

Victor – Acho que não. Cada pessoa se identifica com diferentes canções do nosso repertório. E embora existam aquelas com quesitos mais populares, cada uma traduz uma idéia e uma fase de nossa arte.

Clube de Rodeio – Victor, suas composições vêm batendo recordes na arrecadação de direitos autorais a cada ano. Quando descobriu e como desenvolveu essa habilidade para escrever músicas?

Victor – Fiz minha primeira canção em 1993. Não havia internet e nem tanta informação disponível. Daí, percebi que meu modo de compor se definiria pela naturalidade e intuição. Não me baseio em modismos nem no mercado para traduzir o que sinto. Penso que desse modo as pessoas podem sentir a essência que cada canção emana.

Clube de Rodeio – Vocês foram muito felizes ao terem canções incluídas na trilha sonora de novelas da Globo, como A Favorita (2008, com a música “Tem que Ser Você”), Paraíso (2009, “Deus e Eu no Sertão”) e Araguaia, no ano passado, com “Rios de Amor”. O quão é importante essa parceria com a TV?

Leo – Ter músicas em trilhas de novela é sempre muito bom. São duas artes que se completam: o teatro e a música.

Clube de Rodeio – Quais os próximos projetos da dupla?

Leo – No fim do ano passado lançamos nosso mais recente projeto, o CD “Boa Sorte Pra Você”. Estamos trabalhando a segunda música deste CD, “Água de Oceano”. É possível que façamos um novo CD este ano, mas não temos datas, ainda. Estamos em andamento com a nova turnê. O cenário, o repertório e a luz são novos.

Fonte: Rodeio de Bálsamo.

Nenhum comentário: