terça-feira, 29 de outubro de 2013

Vida na Viola

Criados ouvindo música sertaneja, Victor & Leo hoje misturam Almir Sater com Guns N' Roses

Rio - Eagles, Guns N’ Roses, Iron Maiden, Stevie Ray Vaughan, Aerosmith. Em meia hora de papo com Victor & Leo sobre o 11º disco da dupla, ‘Viva Por Mim’ (o primeiro pela Som Livre), boa parte da conversa é sobre suas paixões por estes e outros nomes do rock. E sobre as influências que deixaram o disco da banda bem mais pop do que o sertanejo habitual — em canções como ‘Tudo Com Você’, ‘O Tempo Não Apaga’ e ‘Faz Bem Se Apaixonar’. 
“Verdade, o lado sertanejo do disco praticamente ficou isolado em ‘Tudo Bem’”, diz Victor, referindo-se à canção que traz vocais e viola do veterano Almir Sater. Leo, que tomou a frente na produção do álbum (e também escreveu a maioria das músicas, pela primeira vez), fala mais: “Escutamos música sertaneja desde crianças, mas somos apaixonados por blues, rock. Quisemos dar uma mudada no som”. 
Tem sertanejo ali, sim: ‘Viva Por Mim’ tem, além de Almir, participações de Jorge & Mateus (no forró futebolístico ‘Guerreiro’) e de Bruno & Marrone (na balada ‘Eu Vim Pra Te Buscar’). Mas é inegável que o lado pop da banda aparece mais em baladas pesadas e solos de guitarra misturados com violões.
“Acho que nosso CD poderia ser colocado na prateleira da música folk. Sempre curtimos isso, assim como a própria música country”, conta Victor. “Sempre ouvimos: ‘Isso é rock ou sertanejo?’. Vai ver somos sertanejos tocando rock ou roqueiros tocando sertanejo!Sempre bebemos dessa fonte de Eagles, Eric Clapton, misturar isso com sertanejo é como colocar uma gota de cachaça na limonada!”, brinca o irmão.
Victor, por sinal, é crítico em relação ao estilo e crê que “hoje tem muita coisa sendo chamada sertanejo que passa longe disso”. Opa, mas de quem você está falando, Victor? “Ah, nem citaria ninguém. Alguém pode se sentir mal com isso, pode criar brigas. E não adianta você falar quando uma massa inteira aceita uma ideia, mesmo que falsa”.
Os dois se recordam de um roqueiro que virou fã deles. “A gente sempre encontrava o Chorão (vocalista do Charlie Brown Jr., morto em março deste ano) e ele falava que era nosso fã. Não entendíamos”, lembra Victor. Leo completa: “Um dia ele falou: ‘Pô, vocês são cheios de atitude! Fui no camarim de vocês e estava cheio de garrafa de uísque quebrada pelos cantos e tal’. Só que ele tinha entrado no camarim errado! Não era o nosso, não”, brinca Leo.
Os irmãos vivem uma fase de “mudanças internas”, mas na tranquilidade. Victor é que recentemente sofreu abalos com a separação da ex-mulher, Claudia Swarovski, com quem ficou por seis meses. “Quando você passa por algo intenso, fica mais retirado. Tô nessa fase”, diz Victor. A romântica ‘O Que Tens’, do CD novo, foi feita para Claudia. “Quando você se separa, é preciso um tempo de adaptação. Mas somos amigos hoje, ainda bem”.

Fonte: O Dia.

Nenhum comentário: