Multishow exibe com exclusividade no domingo o DVD 'Ao Vivo em Floripa'
Por Philippe Noguchi
Poucos artistas no Brasil tiveram uma trajetória de sucesso tão estável como Victor & Leo, que comemoram nada menos que 20 anos de carreira. Em pleno “boom” de novos artistas sertanejos, a dupla permanece em crescente: há 5 anos são os mais tocados nas rádios de todo o país.
O Multishow vai celebrar o sucesso dos irmãos mineiros nesta semana, exibindo no próximo domingo (30) a íntegra do novo DVD da dupla, “Ao Vivo em Floripa”, gravado diante de um público de mais de 100 mil pessoas e lançado também como o décimo álbum da carreira.
O show traz 25 músicas, entre elas 5 faixas inéditas compostas por Victor Chaves, além de uma assinada por Nice, jovem cantora com a qual a dupla se diz “encantada”.
Os destaques ficam para as (muitas) participações especiais, “ecléticas”, como a dupla gosta de chamar: Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Nando Reis, Haroldo Ferretti (Skank), Pepeu Gomes, Paula Fernandes e Thiaguinho participaram do show, para citar apenas alguns.
A dupla conversou com o Multishow sobre o novo DVD e, principalmente, sobre a nova fase na carreira; e Victor logo adianta: “fama, dinheiro, música e arte são coisas distintas e não devem ser confundidas com a palavra sucesso.” Confira a entrevista completa abaixo.
1. Como surgiu a ideia de gravar um DVD em Florianópolis?
Victor: Nossos shows sempre foram muito empolgantes no sul, em geral. Não que isso signifique que não sejam em outras regiões mas, certa vez, ao terminarmos um show em Floripa, há uns dois anos, sobrevoávamos a cidade observando a ponte Hercílio Luz e decidimos que nosso próximo DVD seria ali.
2. E no dia da gravação? Tudo deu certo na hora?
Leo: Nunca fizemos um projeto com tanta tranquilidade! Parecia que não era um DVD, tudo se encaixou perfeitamente! Antes do show, passamos em todos os camarins dos artistas que iriam participar e parecíamos estar em uma roda de amigos, cantamos as músicas, contamos piadas, foi uma noite realmente diferente! Não rolou aquela tensão, aquela correria que é normal antes de um projeto como este! Minha família estava lá e eu estava brincando com meus filhos no camarim pouco antes de entrar no palco! Depois, foi só subir no palco e participar do show que Floripa deu!
3. Vocês ajudaram a criar o “novo sertanejo” no Brasil. E, mesmo com novas estrelas surgindo, se mantiveram nos últimos 5 anos entre os artistas que mais vendem discos e tocam nas rádios no país. Quais dicas vocês dariam a essas “novas estrelas” para permanecerem em evidência?
Victor: Diria apenas uma coisa: fama, dinheiro, música e arte são coisas distintas e não devem ser confundidas com a palavra sucesso.
4. No sertanejo, os “padrinhos musicais” são muito comuns. Qual é a importância que vocês dão a esses apadrinhamentos? Existe algum novo talento chamando a atenção de vocês?
Victor: Não gosto muito do termo "apadrinhamento". Prefiro "incentivador". Acho que o artista deve caminhar com as próprias pernas mas poder ser incentivado, ou apoiado, o que muitos "padrinhos" não fazem, principalmente em nosso meio. Acabam privando artistas ainda imaturos de uma série de passos importantes antes de responsabilidades maiores. Quando percebemos o talento da Nice, não pensamos apenas em mostrá-la, mas também em enriquecer nosso DVD com a arte dela, tão bem expressa em sua composição e voz.
5. Vocês já lançaram um CD em espanhol. Qual é a sensação de ver gente de outros países cantando as suas músicas?
Leo: Gravamos um CD em espanhol em 2009, foi um projeto bastante complicado por ter acontecido em um momento de muitos compromissos! Visitamos vários países no mercado latino fazendo divulgação. Foi incrível, algumas músicas chegaram a estar entre as mais tocadas em vários países! Tivemos que interromper temporariamente devido à necessidade de ficarmos mais tempo fora do Brasil, o que ainda não seria possível.
6. Muita gente consideraria o estágio de vocês o auge da carreira. Quais planos a dupla tem para o futuro?
Leo: Nunca imaginamos estar no auge, não nos permitimos acreditar nisso. Nos prendemos sempre no que podemos ainda conquistar e não naquilo que já conquistamos! Temos o objetivo de ter uma carreira consistente, longa, e para isso você precisa a cada dia estar melhor! Esse é e sempre será o nosso principal plano: evoluir!
Fonte: Multishow.