quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Entrevista de Victor para a revista Billboard Brasil.


HIT SURGIDO NA COZINHA

“Borboletas” marcam metamorfose na vida e na carreira de Victor Chaves.
A música é o carro-chefe do álbum de mesmo nome (Sony, 2008) da dupla Victor & Leo, merecedor do Disco de Platina Triplo – prêmio entregue por trabalhos com vendas superiores a 300 mil cópias. Foi uma das mais tocadas nas rádios de todo o Brasil no segundo semestre de 2008 e ganhou uma versão em espanhol – “Mariposas” -, parte do repertório do álbum Nada Es Normal (Sony, 2008).
De acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Victor foi quem mais faturou com direitos autorais nas emissoras de rádio do Brasil, seja como intérprete ou compositor.
Quando a música foi composta e quanto tempo você levou para terminá-la?
Victor Chaves: Eu a compus no final de 2007. Devido à falta de tempo, houve duas etapas, cada uma de aproximadamente duas horas. Num dia fiz estrole e ponte e, em outro dia, o refrão.
Onde você a escreveu?
Victor Chaves: Em casa. A primeira parte numa tarde e o refrão, dias depois, à noite. O riff inicial foi criado na pré-produção, que eu e o Leo sempre fazemos antes de definirmos os arranjos. As notas que o antecedem surgiram quando estávamos passando a canção aos músicos no ensaio. Mostrei o solo ao Leo num camarim, enquanto me aquecia antes do show. Diversas bandas de rock e folk nos reportam o desejo de gravá-la também.
A letra da música tem alguma ligação direta com situações pessoais?
Victor Chaves: Tem a ver com o momento de intensas metamorfoses que eu vivia, juntamente com o rompimento de um namoro que, por tantas mudanças, mudara também. Eu estava na cozinha de minha casa pensando nisso tudo quando observei dezenas de borboletas pela parede e teto. Foi aí o insight. Pensei: metamorfosear é necessário e, embora eu não saiba dizer o que mudou, nada segue igual.
O que essa música, especificamente representa na carreira do Victor & Leo?
Victor Chaves: Representa o rompimento com aquela velha associação que fazem entre o artista e seu primeiro sucesso. “Fotos” e “Tem que Ser Você” já estavam no topo das paradas e as pessoas continuavam nos associando à “Fada” e “Vida Boa”. Não que isso nos incomodasse, mas o fato é que “Borboletas” nos abriu as portas para uma renovação musical definitivamente preservada do passado e compreendida por todos.
Se a música fosse composta hoje você mudaria alguma coisa nela?
Victor Chaves: Não. Nem mesmo os arranjos, feitos por mim e pelo Leo. É uma canção que, quando ouço, chego a curtir como se não lembrasse que é de minha autoria.
Victor: inspirado por insetos.

Fonte: Revista Billboard.

Nenhum comentário: