segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Os planos de Victor & Leo para 2015


Em termos musicais, Victor & Leo estão entre os sertanejos mais originais do gênero. A dupla se afasta cada vez mais dos arranjos pasteurizados encontrados no mercado. E mesmo arriscando distanciar-se dos formatos mais populares, consegue impor seu trabalho, conquistar audiência e manter-se no topo do show business nacional. 
Definitivamente 2014 foi o ano mais importante na carreira de Victor & Leo. Segundo medição da Crowley, a dupla conseguiu emplacar três músicas na primeira posição do ranking das mais tocadas do Brasil: “Na Linha Do Tempo”, “O Tempo Não Apaga” e “Tudo Com Você” – esta última, permanecendo por 12 semanas consecutivas no topo das paradas. “Acredito que este sucesso seja reflexo de nossa originalidade nos arranjos e nas composições. Não seguimos modismos ou tendências do mercado. Ao contrário, colocamos nossas influências nos arranjos que criamos. Claro que sem se afastar muito da música sertaneja, nossa principal base musical”, explica Victor. 
Essa originalidade pode ser claramente percebida no último disco de inéditas da dupla, “Viva Por Mim”, lançado em 2013. No trabalho, as influências de blues, rock e indie saltam aos ouvidos. E parece que a revolução musical deu certo. O disco foi o mais vendido do ano pela Som Livre. “No começo, as intervenções musicais feitas em ‘Viva Por Mim’ assustaram um pouco os fãs. Mas logo nosso público entendeu as propostas e aprendeu a curtir o som”, comenta Leo. 
E neste embalo, a dupla compôs mais duas faixas inéditas – “Como Eu Amei” e “Caminhos Diferentes” – encontradas na coletânea “Perfil”, lançada pela Som Livre no final de 2014 para aproveitar o ótimo momento profissional dos irmãos mineiros. “O pessoal da gravadora fez uma lista com algumas canções que gostariam que estivessem no álbum. Separadamente olhamos as sugestões e fizemos nossas escolhas. Aquelas músicas que foram unanimidade entre nós dois, ficaram. Depois tivemos a ideia de inserir as canções inéditas”, detalha Leo. 

PLANOS PARA 2015

Mas engana-se quem acha que “Como Eu Amei” e “Caminhos Diferentes” foram compostas exclusivamente para completar o set-list da coletânea. As faixas estavam na gaveta e, inicialmente, entrariam no repertório do próximo trabalho do grupo – um DVD ao vivo com músicas inéditas a ser lançado ainda no primeiro semestre. 
A escolha por caminhar na contramão das tendências do mercado também se aplicará neste DVD. Embora esteja ainda muito embrionário, Leo adianta que o projeto trará modificações significativas, inclusive em termos de projetos cenográfico e gráfico. “Vamos escolher um cenário e uma iluminação totalmente diferentes do que usamos nos álbuns anteriores. A capa chamará muito a atenção”, diz Leo. O mesmo acontecerá com as músicas. “Victor e eu temos a proposta de nunca lançar um disco igual ao outro. Nas composições inéditas, apresentaremos inovações sobretudo nos arranjos”, completa ele. 
Este cuidado em lapidar as canções acaba refletindo diretamente na discografia de V&L. Com 22 anos de carreira, a dupla lançou apenas 11 discos – média relativamente baixa para os padrões do sertanejo. Leo explica que a tendência é espaçar ainda mais a periodicidade entre os álbuns inéditos. “O sertanejo está inserido em uma indústria capitalista, onde alguns artistas são obrigados a gravar um novo projeto por semestre. Definitivamente não compartilhamos esta prática. Trabalhamos de acordo com o nosso ritmo. Há casos em que demoramos dez dias para finalizar uma música”, comenta Leo. “Ao espaçar os lançamentos, conseguimos divulgar várias canções de um mesmo CD. Prova disso é nosso último álbum ‘Viva Por Mim’. Emplacamos três músicas entre as mais ouvidas e inserimos quase todas as faixas no repertório do show”, comenta Victor. 
Enquanto o disco de inéditas não chega, V&L continuam na ativa em várias frentes. Em uma ação especial para as festas de fim de ano, eles regravaram o clássico “Então é Natal” (Simone), com a banda Malta. Por mais estranho que soe esta união, o casamento deu certo e a canção foi um sucesso. “Conhecíamos o som deles antes do ‘The Voice’. A Malta consegue adequar as influências norte-americanas à nossa cultura e tem a vantagem de cantar em português. Em breve tocaremos juntos novamente”, declara Leo, dando a entender que os roqueiros participarão do DVD ao vivo.
Além disso, no final de 2014 a dupla surpreendeu novamente e divulgou o clipe da música “Sem Limites Para Sonhar”. Quem viveu os anos 80, lembrará que a faixa fez bastante sucesso nas vozes de Fábio Jr. e da cantora britânica Bonnie Tyler. Na nova versão, Victor & Leo dividem os vocais com Lucyana, aposta da música sertaneja. Tanto que os irmãos a convidaram para participar do episódio que eles comandaram de “Sai Do Chão”, programa de verão da Globo. A gravação aconteceu em dezembro e também contou com as participações da banda Malta, Wesley Safadão, Milionário & José Rico e Jorge & Mateus.

Fonte: Portal Sucesso.

Nenhum comentário: