segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Mundial da Voz alerta para cuidados importantes com a saúde



A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia comemora, hoje, o “Dia Mundial da Voz” e realiza ações em todo o Brasil para conscientizar a população da população nos cuidados com a voz.
Em sua 13ª edição, a campanha que tem como tema “Seja Amigo da Sua Voz”, reúne artistas e incentiva ações educativas em nível nacional, alertando para a importância do diagnóstico precoce de doenças que podem por em risco a voz e a vida das pessoas.
De acordo com a Coordenadora do Departamento de Voz da Sociedade, Dra. Maria Lúcia Dragone, os cantores sertanejos Victor e Leo ajudam a popularizar a comunicação ilustrando a importância do cuidado com a voz para a longevidade de sua atividade profissional.
“As alterações da voz, como a rouquidão, é um dos possíveis sintomas de doenças sérias, entre elas o câncer de laringe”.
Ela ressalta que a mensagem é direcionada ao contexto geral, visto que a voz é a base da comunicação e da interação no cotidiano das pessoas e, uma vez comprometida, afeta de forma importante a sua qualidade de vida, em todas as instâncias.
A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tem sido tão representativa que passou a ser desenvolvida também por outras sociedades internacionais. “A população e os profissionais da voz serão orientados sobre o melhor uso da voz, da necessidade de procura por um especialista ao sinal de problemas e os tratamentos possíveis no campo da fonoaudiologia”.
Atualmente, estima-se que de 5% a 8% da população tenha alguma dificuldade vocal que possa atrapalhar a comunicação, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar. Já as ocorrências desses problemas podem aumentar em profissionais que utilizam muito a voz como professores, atores, cantores, operadores de telesserviços, entre outros.
E ainda ressalta que tais problemas podem atingir até 25% das pessoas em algumas condições de trabalho
Os distúrbios vocais precisam ser investigados e a Sociedade alerta para as seguintes questões:
Sua voz está diferente, como rouca, fraca, tensa ou cansada?
Você apresenta rouquidão há mais de 15 dias?
A voz melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora quando utiliza de forma intensa?
Se qualquer uma das perguntas acima for positiva, é possível que esteja com um problema de voz e um fonoaudiólogo precisa ser procurado.

Fonte: O Regional.

Nenhum comentário: